Corporeidade feminina: uma construção social
A oficina apresentada na XI Olimpíadas de Filosofia da UCS, em 19 de outubro de 2018, teve como referencial teórico a obra O segundo sexo, escrito por Simone de Beauvoir. Os aspectos abordados trazem uma reflexão a respeito da realidade vivenciada pela mulher e os papéis sociais atribuídos a ela devido a sua condição biológica, ou seja, seu corpo.
O objetivo da oficina consiste em fazer uma breve análise da mulher enquanto ser social ao longo do tempo de sua vida, esclarecendo a sua passagem desde a infância, até a vida adulta, momento que efetivamente cumpre o papel que lhe é atribuído socialmente. Analisando os períodos de sua vida, e, também, associando o seu copo com a sua conduta, que segundo Simone de Beauvoir podem ter impactado e conduzido a mulher a assumir o papel de “Outro”.
Para a filósofa francesa, qualquer indivíduo assume uma posição social baseada no seu corpo. O corpo feminino não é somente a base para a construção da mulher, no entanto a partir de sua sexualidade, ela foi historicamente reinterpretada, havendo desse modo uma construção social. O corpo da mulher é um dos fatores decisivos para esclarecer esse lugar de “Outro” que ela ocupa no mundo, o Segundo Sexo.
A biologia não basta para explicar a mulher como Outro. Trata-se de discutir o que a humanidade fez da fêmea humana. O tema abordado nesta oficina esclarece o contexto, social, econômico, e psicológico da mulher, refletindo sobre questões intrigantes e indispensáveis, para compreender por que dos gregos aos nossos dias a condição da mulher não recebeu avanços consideráveis.
Durante a oficina, foram apresentadas a vida e obra da autora, bem como reflexões e teorias da mesma. Após, discutimos assuntos que mostram a realidade vivenciada pela mulher durante toda a sua sua trajetória. Temas como machismo, submissão feminina, o papel e a importância do feminismo, a procura por igualdade de direito para ambos os sexos e a independência e liberdade da mulher foram debatidos, resultando em uma reflexão coletiva e na produção de cartazes em forma de protesto, que foram apresentados para o grande grupo ao final da oficina.
Durante a oficina, foram apresentadas a vida e obra da autora, bem como reflexões e teorias da mesma. Após, discutimos assuntos que mostram a realidade vivenciada pela mulher durante toda a sua sua trajetória. Temas como machismo, submissão feminina, o papel e a importância do feminismo, a procura por igualdade de direito para ambos os sexos e a independência e liberdade da mulher foram debatidos, resultando em uma reflexão coletiva e na produção de cartazes em forma de protesto, que foram apresentados para o grande grupo ao final da oficina.
Bolsistas de iniciação envolvidos:Jéssica Boeira, Daniela Depelegrin
Escola atendida e Projeto: Instituto E. Cristovão de Mendonça, Escola Evaristo de Antoni, CETEC/UCS
Séries atendidas: 1º ano , 2º ano e 3º anos do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 20
Evento realizado em 19 de outubro de 2018
Apoio - CAPES - Programa PIBID
Séries atendidas: 1º ano , 2º ano e 3º anos do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 20
Evento realizado em 19 de outubro de 2018
Apoio - CAPES - Programa PIBID
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